Comentários
Nenhum comentário para mostrar.
O botão da soneca é um dos pequenos prazeres da vida, e é fácil de se deixar levar pensando que tudo o que você precisa são mais dez, vinte – que se dane, trinta minutos a mais.
Mas se você está aceitando a soneca, você está mentindo para você mesmo. Na melhor das hipóteses, é uma muleta psicológica. Na pior, está jogando fora a química do seu cérebro para o resto do dia. E isso certamente não está ajudando você a realmente descansar.
Por quê você quer dormir novamente logo após de acordar? Durante o início do sono, seu corpo libera serotonina na sua corrente sanguínea. O neurotransmissor é normalmente associado com o bem-estar e felicidade, acalma o corpo e promove a sensação de satisfação a medida em que você caminha para dormir. Nenhum desejo pode superar a sensação de tirar aquela soneca.
Não é só felicidade ter o corpo cheio de Serotonina. Durante a noite, a química na sua corrente sanguínea muda. Um adulto médio precisa de 7 a 9 horas de sono por noite, e isso pode variar de pessoa para pessoa, seu corpo sabe quando você já teve o suficiente, e joga Dopamina para suprimir as sensações do sono e te prepara para acordar. Quando você aperta o botão da soneca e volta a dormir e reinicia a liberação da Dopamina, seu corpo se torna um coquetel de química, à medida que os neurotransmissores provocam conflitos de influência. A soneca pode liberar algumas químicas boas, mas no final das contas está colocando seu corpo em direções diferentes. Essa confusão química deixa você se sentindo desorientado, e faz com que seja difícil em prosseguir e começar.
Você provavelmente sabe que o sono ocorre em ciclos – uma complexa série de tipos de sono com diferentes propósitose benefícios neurológicos. Os dois mais importantes são o Movimento Rápido dos Olhos (REM-Rapid eye movement) e o Sono Profundo. O primeiro permite que seu cérebro faça um filtro através das atividades do seu dia anterior, enquanto o segundo provém o real descanso que seu corpo precisa para funcionar. Os dois vêm e vão durante a noite, e a duração de cada estágio varia de pessoa para pessoa. Mas todos nós passamos pela experiência do sono profundo no começo da noite, e o REM antes do despertar natural, desencadeado pelos balanços químicos.
Durante a primeira ou segunda hora antes de você acordar, você primariamente tem o sono REM. Você sonha muita durante esse período, e consolida os nas memórias recentes. Estranhamente, isso significa que seu corpo faz a maioria do processamento dos eventos do dia anterior bem antes do seu despertar natural. Quanto mais cedo você interrompe este processo – como colocar o alarme antes do que você precisa para que você consiga tirar uma soneca de meia hora – menos tempo você da para você mesmo para processar essas experiências. Pesquisas mostram que cortar o sono do REM pode acabar com suas funções mentais durante o dia.
Uma fundamental crença sobre o botão da soneca é que quanto mais curtas mais irão ajudar seu corpo e descansar. Estudos sobre a fragmentação do sono sugere outra coisa – quando o sono é interrompido todo minuto ou a cada dez, pode levar a “deficiência diurna devido a sonolência” quando comparado com o sono equivalente sem interrupções. Em outras palavras, há menos valor tirar as sonecas e, se você ficar gastando muito tempo na sua cama com a soneca, você pode esperar prejuízos em sua memória, tempo de reação, compreensão e atenção.
Se você está acordando cansado toda manhã, é hora de encarar a realidade: Você não está dormindo o suficiente, e nenhuma soneca irá corrigir isso. O melhor conselho é continuar indo dormir cedo até que que seu despertar natural te acorde antes do seu alarme – então você saberá que está dormindo tudo o que seu corpo precisa. Mas quem estamos enganando? Seria muito bom conseguir viver sem o alarme do relógio, provavelmente isso não acontecerá. Se a tentação do botão da soneca for muito grande, você pode pelo menos tentar minimizar os efeitos negativos que ele traz.
Então, lembre-se do que os especialistas em fragmentação do sono, que sugerem que um sono otimizado é de cerca de 20 minutos. Menos que isso, e você irá ganhar pouquíssimos benefícios. Mas mais que isso, e você tem o risco de cair no sono profundo, no qual fará com que seja mais difícil acordar. Espremer seu sono não é o ideal, mas é menos disruptivo do que uma soneca de 5 ou 10 minutos.
É claro, a tecnologia dos alarmes dos relógios continuam a avançar. Nos sistemas Android ou em Iphones, você consegue configurar um intervalo de soneca. Então se você realmente não consegue resistir, lide com isso colocando seus 20 minutos de luxo. Isso deve minimizar os danos.